sexta-feira, 27 de março de 2009

dinâmica feminina reúne

A sala das meninas começa a ser utilizada. O grupo está no ainda no inicio com dificuldades de continuidade na presença dos elementos. A ideia é abrir um espaço de confronto, espontâneo, aberto e gratuito mas á altura do universo feminino. Desejamos ao grupo duradouros sucessos.

Despedida do Felipe e da Felipa


No fim da semana passada o grupo dos voluntários organizou um passeio a Baia das gatas para despedir do Filipe e da Felipa de regresso ao Portugal. O Felipe e a Felipa passaram desde o Outubro entre nós. O Felipe veio para avançar na sua pesquisa sobre o jovem caboverdiano ( cf. Blog ….), trabalho útil para o seu doutoramento em Antropologia e a Felipa, medica, fez uma experiência no PMI de Mindelo. Espaço Jovem e os jovens do Protagonismo Juvenil e da Cooperativa Jovem agradecem o casal amigo pela amabilidade com a qual se relacionaram connosco e a competência que nos disponibilizaram.









segunda-feira, 9 de março de 2009

Reforço Escolar

Uma nova actividade está sendo desenvolvida no CPJ- Ribeira de Craquinha, esta também aparece como sendo muito louvável na medida em que tem como intenção ajudar algumas adolescentes problemáticas. Teve-se a ideia de dar quatro aulas semanais à um grupo de adolescentes que frequenta o centro e que tem dificuldades na escola, e tentar motivar aquelas que já abandonaram os estudos, com o objectivo de regressarem as aulas.
Este grupo é constituído por quinze rapazes com idade compreendida entre os 14 e os 17 anos. Esta actividade está a ser desenvolvida de forma voluntária, pela professora Teresa Duarte.

sexta-feira, 6 de março de 2009

MARÇO MÊS DO TEATRO


Março, mês do teatro é uma grande actividade que tem vindo a ser realizada em São Vicente, pela associação Mindelact, em parceria com algumas instituições. Esta iniciativa tem proporcionado ao povo Mindelense e não só, grandes momentos e uma mais valia ao teatro em São Vicente.
Este ano, teve como palco de abertura o Centro de Protagonismo Juvenil da Ribeira de Craquinha, com a peça infantil “O Goto Malhado e a Andorinha Sinhá”, do grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo. A sala esteve cheia, com adultos e crianças, que muito gostaram da iniciativa. Houve ainda “teatro de rua” com o grupo “Craq’Otchod” do centro, que percorreu algumas ruas da zona apresentando a peça “Pormenores”, fazendo propaganda sobre a actividade a ser realizada.
Os elementos do grupo CCP mostraram ter gostado do espaço físico do centro.

terça-feira, 3 de março de 2009

Cientistas no Terraço

Mais uma vez, os jovens do centro encontraram-se numa conversa do dito “Cientistas no Terraço”. Desta, a conversa esteve a volta do tema “Filosofia”. Mas não acerca do historial de filosofia, ou dos filósofos e teorias dos mesmos, e sim da filosofia perante a vida, isto é, do senso comum.
Houve participação de alguns jovens da comunidade e outros, e estes expuseram perspectivas pessoais acerca do tema, o que fez com que a conversa ficasse mais interessante.
Esta conversa teve como animadora, Salete Rocha, que é voluntária do centro. Neste momento, ela frequenta o terceiro ano de licenciatura em Filosofia na UNI-CV.

Carnaval

No passado dia 22 de Fevereiro do corrente ano, o Espaço Jovem, protagonizou um brilhante desfile carnavalesco pelas principais artérias da cidade do Mindelo.
Euforia, criatividade, alegria e muita animação, são palavras que descrevem o momento vivido pelos protagonistas e pelo público assistente, que mostrava satisfação pela actividade realizada.
Os jovens mostraram que com esforço e muita dedicação, é possível realizar belas obras.
A coreografia utilizada no desfile foi alvo de muitos elogios e até há quem diga que era uma coreografia digna de um grupo carnavalesco oficial.
O tema escolhido foi Nos Luta, como forma de mostrar a população de S. Vicente, as lutas travadas pelo Espaço Jovem, sendo uma delas a realização de actividades para ocupar os tempos livres dos adolescentes e jovens que desistiram de estudar.
O desfile foi composto por cinco alas:
- O grupo dos Animadores;
- O grupo de Teatro;
- O grupo dos Voluntários;
- A equipa de Futebol;
- O grupo de Capoeira;