quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Formação em Educação Não Formal






Nos dias 16, 17 e 18 de Janeiro realizou-se no Centro de Protagonismo Juvenil da Ribeira de Craquinha um curso de formação sobre Projectos Educativos em Contexto de Educação Não Formal. Este curso foi promovido pela asociação Espaço Jovem em parceria com a INDUCAR - Organização para a Promoção da Educação Não Formal e Integração Social, de Portugal, com Filipe Martins como formador.

Este curso abordou a natureza e os princípios da Educação Não Formal e alguns métodos de planeamento de projectos educativos em contexto de Educação Não Formal. O grupo de 26 formandos foi muito diversificado e rico, pois foi constituido por jovens voluntário da associação Espaço Jovem e por técnicos de diversas organizações da sociedade civil mindelense. O trabalho decorreu num ambinete de muita participação, dinamismo, criatividade e cooperação.

No final as avaliações foram muito positivas e todos ficaram com vontade de continuar a trabalhar em conjunto na área educativa pela melhoria da nossa sociedade.

Desta formação resultou uma proposta concreta de criação de uma Mesa Social, para reunir periodicamente todas as organizações que trabalham na área social e educativa no Mindelo para partilha de informações e experiências e para coordenação de actividades em conjunto. A primeira reunião ficou já agendada para a 2ª semana de Março 2009.

Sem comentários: